Talibãs nomeiam figuras obscuras em cargos de inteligência e segurança

Liam ™
2 min readAug 27, 2021

Várias figuras obscuras, em grande parte desconhecidas pelos observadores ocidentais, foram nomeadas para cargos de segurança e inteligência pelo Talibã, poucos dias após seu retorno ao poder no Afeganistão. Alguns dos nomes dos altos funcionários foram tornados públicos por agências de notícias no Oriente Médio. Outros foram divulgados na terça-feira pela Pajhwok Afghan News, uma agência de notícias independente que publica reportagens em Dari, Pashto e inglês.

Indiscutivelmente o mais notável dos nomeados para cargos seniores pelo Talibã é Abdul Qayyum, conhecido como “Zakir”, ele é um ex-comandante militar sênior do grupo militante, que foi nomeado Ministro interino da Defesa do Afeganistão. O governo americano e as agências de inteligência conhecem Zakir, já que ele foi capturado pelas forças americanas no Afeganistão em 2001. Ele foi posteriormente transferido para o campo de detenção da Baía de Guantánamo, e de lá para a prisão Pul-e-Charkhi em Cabul, de onde foi libertado pelo governo afegão em 2007, como parte de uma anistia geral. Após sua libertação, Zakir subiu nas fileiras do Talibã e liderou sua ala militar até 2014.

Enquanto isso, na terça-feira, o Pajhwok Afghan News informou que a agência de inteligência do Afeganistão seria liderada por um comandante talibã chamado “Najibullah”. Nenhuma outra informação sobre ele foi fornecida no depoimento. Como a IntelNews informou na segunda-feira, Ahmad Zia Sraj, que chefiava o Diretório Nacional de Segurança (NDS) sob o governo de Ashraf Ghani, foi evacuado pelas tropas das forças especiais turcas no início deste mês, e acredita-se que hoje esteja em Ancara. Na semana passada, o Talibã começou a dissolver o NDS. É relatado que a maioria de sua força de 30.000 homens está agora dispersa em campos de refugiados na Índia, Uzbequistão e Tajiquistão.

--

--

Liam ™

"(…)É que sou mestre em ficar calado, passei toda a minha vida falando calado e vivi comigo mesmo tragédias inteiras calado."